Queridas noivas,
Estamos preocupadas com o aumento de problemas envolvendo sites estrangeiros.
Antigamente recebíamos em média uma noiva por mês precisando de ajuda após ter comprado seu vestido em sites estrangeiros. Hoje, a média subiu para duas noivas por semana! Isso é alarmante!
Os principais problemas que essas noivas enfrentam são:
- O vestido não se parece com foto do site. O processo de confecção de um vestido de noiva é artesanal. Sempre há variação na renda, na pedraria e nos bordados; mas muitos vestidos de sites estrangeiros chegam com um desenho diferente, um estilo diferente daquele da foto, e isso causa frustração natural na noiva.
- As medidas do vestido não “batem” com as fornecidas. Por mais que os sites estrangeiros vendam a ideia de um vestido “sob-medida”, o baixo preço indica que o vestido foi feito em série, ou seja, já estava pronto. Com isso, as noivas com medidas especiais (mais busto ou mais quadril) notam imediatamente o vestido não dá caimento. Na maioria dos casos não é possível ajustar o vestido, principalmente se ele chegou muito pequeno. As vezes ajuste é tão grande que o orçamento da costureira é maior do que o valor do vestido! Em algumas situações a noiva acaba tendo que comprar ou alugar outro aqui no Brasil.
- Retenção do vestido na Receita Federal. Sabemos que com o aumento de compras no exterior a Receita Federal está sobrecarregada de trabalho, e isso atrasa a liberação do vestido importado. O problema não é exclusivo das noivas, mas dos brasileiros em geral que compram em sites estrangeiros. Esse atraso faz com que outras atividades do “cronograma” da noiva também atrasem, gerando grande ansiedade e estresse. Tivemos contato com uma noiva que foi obrigada a desistir do vestido porque o fiscal da receita não acreditou no valor pago por ele, e cobrou uma taxa de liberação três vezes maior do que o valor original do vestido. O noivo iria pagar a liberação, mas ficou indignado e abandonou o vestido. Por sorte conseguimos atender esta noiva com um modelo do mesmo estilo.
- Ausência de um responsável pelo vestido. O vestido adquirido através de um site estrangeiro não está sujeito à nossa legislação de defesa do consumidor. Se a noiva tiver qualquer problema com ele, não há a quem recorrer, não há nota fiscal, não há empresa que possa ser enquadrada na nossa legislação e responsabilizada. Alguns sites oferecem a devolução do valor pago, mas obviamente isso não irá resolver o problema da noiva que está com um vestido inadequado ou que não recebeu o vestido. Também não há serviço de ajuste, reparo, modificação ou até mesmo a substituição do vestido caso necessário. Comprando seu vestido aqui no Brasil você estará muito mais protegida porque a maioria das empresas trabalha com responsabilidade e respeito ao código de defesa do consumidor. Na Bello&Bella, por exemplo, do momento em que a noiva agenda sua primeira visita à loja até a entrega do vestido o processo é acompanhado pela mesma consultora de atendimento. Para toda e qualquer questão haverá um telefone, um endereço e uma pessoa responsável pelo atendimento; temos um contrato para confecção do vestido e emitimos nota fiscal.
Recebemos esta semana um informativo do Banco Itaú a respeito de compras feitas em sites estrangeiros utilizando cartão de crédito. Estes sites passaram a divulgar o preço dos produtos em Reais, só que a taxa de conversão do dólar é diferente daquela utilizada pelas operadoras de cartão de crédito. Ou seja, no site o preço em Reais é artificialmente mais baixo. Quando a operadora do cartão aplicar o IOF (imposto sobre a conversão de dólar para Real. Aproximadamente 6%.) sobre o preço do vestido e convertê-lo para Reais, o valor aumenta bastante, causando muita frustração na noiva, principalmente se ela está com um orçamento “apertado” para o casamento. Portanto, muita atenção antes de apostar neste tipo de compra.
Vale lembrar que não temos nada contra compras no exterior! Para produtos do dia a dia (camisetas, celulares, brinquedos etc.) é algo que funciona muito bem! Só exige MUITO cuidado quando se tratar de algo tão importante quanto o seu sonho, o seu casamento. Não arrisque tudo por um preço um pouco mais baixo. Nós da Bello&Bella temos como missão fazer noivas felizes, e nos parte o coração ver tantas noivas frustradas tentando comprar um segundo vestido na última hora.
Noivas,
Mais notícias sobre o mesmo assunto:
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/09/1341299-bancos-vetam-compra-em-real-no-exterior.shtml